Área Temática (AT)

AT 01. Manejo de água e solo

Esta linha de pesquisa visa desenvolver modelos e tecnologia para a produção agrícola sustentável no semiárido, com ênfase no estudo dos estoques internos potencialmente renováveis dos agroecossistemas, ou seja, solo, nutrientes, água e biodiversidade, suas interações e relações com o ambiente.

Coordenadores

  1. Alexandre Campelo de Oliveira - UFRPE/UAST
  2. Josinaldo Lopes Araújo

AT 02. Exploração de espécies agrícolas e nativas

A condição semiárida atua como forte fator estressor nos mais diversos organismos do ambiente semiárido. É neste sentido de pesquisa no qual visa entender e produzir tecnologias voltadas ao melhor aproveitamento dos recursos vegetais, especialmente, relacionados ao funcionamento e respostas das plantas frente aos fatores estressores, como déficit hídrico, temperatura, e estresse salino, dentre outros. Desta forma, busca-se entender os mecanismos fisiológicos, tal como fotossíntese, respiração, relações hídricas, hormônios vegetais, entre outros, que proporcionem o entendimento da melhor performance da planta e produção vegetal mais eficiente frente às mais diversas situações ambientais do semiárido. Os estudos sobre os mecanismos fisiológicos das espécies vegetais, já estabelecidas ou que venham a se estabelecer no semiárido, assim como as pesquisas relacionadas a conservação dos recursos genéticos vegetais, contribuem para salvaguardar a segurança alimentar e minimizar a perda da diversidade genética.

Coordenadores

  1. Sérgio Luiz Ferreira da Silva
  2. Thieres George Freire da Silva

AT 03. Tecnologias na pós-colheita de produtos agrícolas

Entender e produzir tecnologias voltadas ao melhor aproveitamento na pós-colheita de produtos vegetais, nativos ou cultivados no Semiárido, de forma sustentável e que agreguem valor ao produto e o tornem mais comercializável

Coordenadores

  1. Franciscleudo Bezerra da Costa - UFCG
  2. Adriano do Nascimento Simões - UFRPE/UAST

AT 04. Impactos dos fatores bióticos e abióticos na Produção Vegetal

Interações bióticas e abióticas, bem como os processos ecológicos relacionados aos mais diversos ecossistemas naturais e agrícolas do semiárido, envolvendo desde os microrganismos do solo, que participam da ciclagem de nutrientes, até os vegetais superiores. Além proporcionar o melhor entendimento da interação entre os ecossistemas naturais e agrícolas, esta linha de pesquisa foca no funcionamento dos ecossistemas naturais que possam ser aplicados aos ecossistemas agrícolas, desta forma minimizando os impactos no ambiente.

Coordenadores

  1. Cristiane Elizabeth Costa de Macêdo
  2. Yuri Lima Melo

III SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO VEGETAL NO SEMIÁRIDO

Uso sustentável do Semiárido: desafios e progressos