Normas de Trabalho

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Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

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Prazos

Datas Importantes

Submissão do trabalhos: Estendido até o dia 27/04/2018;
Divulgação do resultado final: 03/05/2018

Submissão

Envio do Resumo

Os resumos serão recebidos apenas por formulário online através da área do Participante até o dia 27 de abril de 2018, às 23h e 59min (horário de Brasília) no ícone Trabalho Científico e de acordo com o template.

Instruções

Autores e Coautores

Apenas o autor principal poderá submeter o resumo
Apenas o autor principal poderá indicar os coautores do trabalho, sendo que estes devem estar cadastrados no sistema.
O pagamento da inscrição do autor principal é obrigatório para que o trabalho seja publicado nos ANAIS.

Submissão

Tipos de Resumo/Modalidades/Idiomas

Tipos de Resumo: Resumo Simples e Resumo Expandido
Modalidades : Comunicação Oral e Pôster (apenas para os trabalhos selecionados pela Comissão Científica.
Idiomas: Português, Inglês e Espanhol.


Instruções aos autores para SUBMISSÃO DOS RESUMOS

*Compreendendo a diferença entre resumo simples e resumo expandido.
O resumo simples é aquele que possui apenas uma página, e o resumo expandido, normalmente não deve ultrapassar 4 páginas.

SUBMISSÃO
1. Os resumos deverão ser enviados até o dia 27 de abril de 2018.
2. Não serão aceitos resumos após o término do prazo.
3. Os resumos deverão ser submetidos eletronicamente, por meio do Formulário de Submissão de Resumo, contido no site do congresso. Em caso de dúvidas contate a comissão organizadora do congresso pelo e-mail: contato@sinprovs.com.br
4. Indicar no Formulário de Submissão de Resumo a área de interesse em que o trabalho será apresentado:

a) Manejo de água e solo
b) Exploração de espécies agrícolas e nativas
c) Tecnologias na pós-colheita de produtos agrícolas
d) Impactos dos fatores bióticos e abióticos na Produção Vegetal.

5. Os autores receberão automaticamente a confirmação de recebimento do resumo, via e-mail.
6. Os resumos serão analisados pela comissão avaliadora do III Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido e a sua aprovação ou desaprovação para a apresentação no congresso será comunicada ao autor responsável pelo trabalho.
7. Informações adicionais

7.1. Os trabalhos fora das normas não serão avaliados, e automaticamente rejeitados. Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de Inscrição.
7.2. O apresentador do trabalho não necessariamente deve ser o primeiro autor, mas deverá estar inscrito no congresso.
7.3. O autor que encaminhar o trabalho se responsabilizará na plenitude pelo mesmo, incluindo incorreções quanto à grafia dos nomes de co-autores e autorização de co-autorias.
7.4. Recomenda-se rigor na correção e na apresentação dos resumos, pois os mesmos serão reproduzidos nos Anais na forma em que forem recebidos, sem revisão técnica e/ou gramatical, sendo, portanto, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores.
7.5. Cada resumo deve ser inscrito apenas uma vez. O resumo só estará efetivamente inscrito depois de confirmado o pagamento de sua inscrição on line do autor.
7.6. Não serão aceitos resumos enviados por fax ou correio. Os Resumos que não atenderem  as especificações exigidas serão devolvidos.

8. Idioma de submissão de trabalho: Português, Inglês ou Espanhol;
9. Modalidade de apresentação: Comunicação Oral ou Pôster (apenas para os trabalhos selecionados);
10. Quantidade máxima de participantes por trabalho: 05 (cinco), incluindo autor, coautores e orientador;
11. Quantidade de trabalhos que o autor pode submeter: 02 (dois);
12. Quantidade de trabalhos como coautor: 10 (dez);
13. O coautor tem que estar cadastrado no site do evento para ser adicionado na plataforma no momento da submissão do trabalho;
14. O nome do orientador precisa ser ESCRITO pelo autor do trabalho, caso contrário, seu nome não constará no certificado de publicação.

IMPORTANTE: O ARQUIVO DO TRABALHO DEVE SER ANEXADO NO FORMATO WORD 97-2003.

TAMANHO DO ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos com tamanho superior a 2MB (Mega Bytes).
AUTOR PRINCIPAL: Apenas o autor principal submete o trabalho.
COAUTOR: Apenas o autor principal pode indicar o coautor do trabalho.

ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

IMPORTANTE:
Os trabalhos não apresentados, mesmo em situação regular (pago), não serão publicados nos ANAIS do evento. Também não será liberado o pagamento posterior de trabalhos aprovados para publicação nos anais.
O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download. 

Instruções aos autores para elaboração de RESUMOS SIMPLES

Neste tipo de resumo deve-se ser breve, por isso simples. É preciso destacar o titulo, nome dos autores e suas respectivas instituições de origem. Normalmente em um único paragrafo se faz uma breve introdução incluindo a justificativa e os objetivos em seguida metodologia, resultados e discussão e finaliza com uma conclusão. Mas de uma forma bem sintética. Ao final devem-se colocar as palavras chaves e agradecimentos quando existir. Tanto o texto quanto as palavras-chave seguem a mesma formatação. Lembre-se de sempre usar a mesma fonte em todas as partes do trabalho.


RESUMO SIMPLES:

  1. Fonte: Times New Roman
  2. Tamanho: 12
  3. Título (máximo 25 palavras), palavras-chaves (máximo 5 palavras) e agradecimentos justificado, em caixa alta e negrito.
  4. Os nomes dos autores devem seguir o MODELO, disponível nas normas referentes ao tipo de resumo escolhido.
  5. Texto justificado e com espaçamento simples entre linhas.
  6. Máximo 500 palavras para o texto

IMPORTANTE:

  1. O resumo iniciará com o título [português seguido de (inglês ou espanhol), ou , (inglês ou espanhol) seguido de português – quando o corpo do resumo for escrito em inglês (ou espanhol)], o qual deverá ser grafado em negrito e caixa alta (com exceção dos nomes científicos).
  2. O número máximo de autores por trabalho: 05 (cinco)
  3. Os nomes dos autores deverão ser iniciados pelo sobrenome por extenso (apenas a primeira letra maiúscula), seguido das iniciais do nome, sem separação por espaço. Os nomes dos autores deverão ser separados por ponto e vírgula. O nome do autor responsável pela apresentação deverá ser sublinhado. Ao fim de cada nome deverá ser colocado sobrescrito o número da referência das informações sobre o autor (afiliação) (Exemplo: Storch, TT1; Finatto, T2; Pegoraro, C3).
  4. Terminada a lista de autores, devem ser incluídas as informações sobre os autores (instituição, endereço e e-mail), precedidas do respectivo número de referência, também sobrescrito. .
  5. corpo do resumo deverá incluir introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Não deixar recuo de parágrafo. O texto deve ser corrido, sem mudança de linha. Não incluir citações, referências bibliográficas, tabelas e figuras.
  6. Ao final do resumo incluir as palavras-chave e os agradecimentos, este último opcional.
  7. O termo palavras-chave deverá ser grafado em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. Incluir no máximo cinco palavras-chave, que não estejam citadas no título.
  8. O termo agradecimentos (opcional) deverá ser grafado em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. Citar apenas a agência/fonte de apoio à pesquisa.
  9. O espaço de uma linha deverá separar o título dos autores, afiliações, texto, palavras-chave e agradecimentos.


Consulte o modelo do RESUMO SIMPLES


Modelo do Resumo Simples (.doc)

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

Instruções aos autores para elaboração de RESUMOS EXPANDIDOS:

Neste tipo de resumo, que é, parte de um documento científico (artigo, monografia, etc.) cujas ideias podem ser entendidas em menos tempo, deve-se ter atenção para os detalhes do texto original sem perder o foco do assunto central bem como a coesão e coerência. o resumo expandido deve incluir referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento científico. Normalmente o resumo expandido deve conter, no máximo 4 a 5 páginas. Neste tipo de resumo deve conter o Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências.

RESUMO EXPANDIDO:
  • Formatação tamanho pagina A4 com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm. Máximo 4 a 5 páginas
  • Fonte: Times New Roman.
  • Tamanho: 12
  • Título (máximo 25 palavras) claro e conciso e de preferência que não ultrapasse 2 linhas. Justificado, em caixa alta e negrito.
  • Subtítulos (Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões) Justificado, em caixa baixa (primeira letra maiúscula) e negrito  
  • Os nomes dos autores devem seguir o MODELO, disponível nas normas referentes ao tipo de resumo escolhido.
  • Texto justificado e com espaçamento simples entre linhas.
PARTES DO RESUMO EXPANDIDO

Resumo (250 palavras)
Recomenda-se que esse resumo tenha no máximo de 250 palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho.

Palavras-chave (5 palavras)
Deverão ser incluídas, no mínimo três e no máximo cinco, expressões relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula [;] e que sejam diferentes das do titulo do trabalho .

Introdução (mil palavras)
Recomenda-se escrever até mil palavras, justificando o problema estudado de forma clara. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado. Nessa parte do resumo pode-se citar (fazer referencia) trabalhos de outros autores.

Metodologia (mil palavras)
A metodologia deve ser elaborada de forma concisa e clara para que o leitor possa entender e até reproduzir os procedimentos utilizados. Recomenda-se não exceder mil palavras.

Resultados e Discussão
Deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados também na forma de Tabelas e/ou Figuras.
A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com o referencial teórico utilizado em outros trabalhos descritos na literatura, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

Tabelas e Figuras
Devem ser confeccionadas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução.

Conclusões (200 palavras)
Deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. É recomendado não ultrapassar duzentas palavras.

Agradecimentos
Pode expressar os agradecimentos aos órgãos que concederam bolsas e auxílios ao projeto de pesquisa, às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do projeto (exceto o professor orientador). Recomenda-se não exceder cinquenta palavras.

Referências Bibliográficas
Devem ser listados apenas os autores que foram mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Recomenda-se referencias atualizadas (de 2012 para cá), embora em alguns casos (técnicas ou protocolos estabelecidos) sabemos que as referencias são antigas.
A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da ABNT.

 

Modelo do Resumo Expandido (.doc)

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

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CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos ANAIS do evento.
Somente serão apresentados os trabalhos na modalidade Comunicação Oral, aqueles que foram SELECIONADOS pela Comissão Científica. O autor e os co-autores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais, o pagamento da inscrição deverá estar regularizado até a data limite da última chamada. Os autores apenas poderão submeter trabalhos na forma de resumo simples e resumo expandido. 

COMUNICAÇÃO ORAL (apenas para os trabalhos selecionados)
A elaboração dos slides para a apresentação sob a forma de comunicação oral é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores. Não há modelo pré-estabelecido. 

DATA E LOCAL
Em data oportuna, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site do evento. 

IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de data, local e/ou horário. 

TEMPO DE APRESENTAÇÃO: 15 MINUTOS (sendo 10 min para apresentação e 5 min para arguição). 
PÔSTER: A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores.

Organizar as informações de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Agradecimentos (quando aplicável). 
Para a elaboração dos pôsteres os participantes devem seguir as seguintes recomendações:
1) Tamanho do pôster: largura 90 cm, altura 120 cm.
2) O pôster deverá ser escrito em Português, Inglês ou Espanhol.
3) O pôster deverá contemplar os tópicos: introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências bibliográficas. O item agradecimentos será opcional.
4) O título do pôster deverá ser idêntico ao título do resumo aceito.
5) A forma de afixar o pôster será responsabilidade do autor do trabalho.
6) A comissão organizadora do evento e a SCSB não se responsabilizarão pelos pôsteres não removidos após as apresentações.
7) O número de cada pôster, a data e o local para apresentação serão divulgados no site do congresso e constarão no livro de resumos.
8) No dia da apresentação, cada pôster deverá ser afixado no painel com o número de identificação correspondente ao seu trabalho entre 08:00 e 09:00 horas da manhã, devendo ficar exposto até o término do período da apresentação.
9) A informação dos painéis deve ser legível a uma distância de aproximadamente 1,5 m, de modo a permitir uma leitura fácil. Devem apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o artigo submetido e estruturado da seguinte forma:  na parte superior conter: título, nomes de todos os autores e afiliação institucional. 

IMPORTANTE: Recomenda-se o uso mínimo de texto e máximo de esquemas, figuras e tabelas. 
DATA E LOCAL: Em data oportuna, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site do evento. 
IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de data, local e/ou horário. 

TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO: 2 HORAS. 

Modelo de Pôster

Para a padronização dos modelos pôsteres enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Power Point 2007 para auxiliar os autores.

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III SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO VEGETAL NO SEMIÁRIDO

Uso sustentável do Semiárido: desafios e progressos