Bem-vindo ao III SINPROVS!

O Simpósio Nacional de Estudos para a Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS) tem como missão contribuir com a difusão do conhecimento científico, tecnológico e fortalecer a produção vegetal em regiões semiáridas. É perceptível o interesse da comunidade acadêmica pela proposta e o potencial que esse evento tem em maximizar as discussões e o norteamento das ações de pesquisa para o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro. Através da recém criada Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro (SCSB), o SINPROVS migrará para a cidade de Campina Grande, motivado pelo público representativo da Paraíba no II SINPROVS e aproveitando todo o potencial do evento para difundir a iniciativa da SCSB. O III SINPROVS será realizado no mês de maio de 2018 através de uma ação integrada de pesquisadores da UEPB, UFCG, UFERSA, UFRN, UFRPE e INSA. A proposta máter do III SINPROVS será nuclear pesquisadores e agregar o poder público, técnicos, agricultores, estudantes, a fim de propor momentos de debates sobre os avanços científicos e tecnológicos voltados a sustentabilidade da agricultura no Semiárido.

Descrição

Nessa perspectiva, o III SINPROVS abordará em sua 3ª. Edição o tema "Uso Sustentável do Semiárido: desafios e progressos", tendo como áreas temáticas:
1) Manejo de água e solo;
2) Exploração de espécies agrícolas e nativas;
3) Tecnologias na pós-colheita de produtos agrícolas;
4) Impactos dos fatores bióticos e abióticos na Produção Vegetal. Esse tema destaca uma das principais necessidades para o aumento da produtividade agrícola do semiárido, que é a melhor gestão dos recursos hídricos.

A disponibilidade e usos da água na região continuam sendo uma questão crucial no que concerne ao seu desenvolvimento. É fato que grandes esforços vêm sendo empreendidos com o objetivo de implantar infraestruturas capazes de disponibilizar água suficiente para garantir o abastecimento humano e animal e viabilizar a irrigação. Todavia, esses esforços ainda são insuficientes para resolver os problemas decorrentes da escassez de água, o que faz com que as populações continuem vulneráveis à ocorrência de secas, especialmente quando se trata do uso difuso da água no meio rural.

Como forma de tornar mais eficiente o uso da água, há pesquisas que evidenciam diversos benefícios do reuso da água proveniente do tratamento de esgotos na agricultura, podendo-se mencionar a possibilidade de substituição parcial de fertilizantes químicos com a diminuição do impacto ambiental em função da diminuição da contaminação dos cursos d´água. Além disso, salinização do solo por processos antropomórficos é uma realidade presente em regiões onde os solos são rasos e a evaporação da água ocorre rapidamente devido a altas temperaturas, tornando a agricultura impraticável, afetando a germinação e a densidade de produção de diversas culturas.

No entanto, o potencial da região para a agricultura e a carência de estratégias que visem a sustentabilidade agrícola com o menor impacto socioambiental incitou a SCSB realizar o III SINPROVS com foco nessa temática, buscando contribuir com a construção de espaços de debates nas diversas áreas do conhecimento ligadas às dificuldades de produção agrícola na região, como forma de induzir articulações e ações conjuntas voltadas para a construção de soluções científicas e tecnológicas inovadoras que aumentem a eficiência produtiva de culturas economicamente importantes para as comunidades agrícolas do Semiárido.

Objetivos

Nuclear pesquisadores, políticos, técnicos, estudantes e promover avanços científicos e tecnológicos voltados a sustentabilidade da agricultura no Semiárido e integrar instituições para intensificar a promoção de editais específicos para financiamentos em pesquisas e transferência de tecnologias voltadas ao Semiárido.

Participantes, algumas datas relacionadas as atividades do eventos devem ser observadas. Limite de inscrição, envio de trabalho, divulgação de resultado, entre outros. Não perca nenhum prazo. Abaixo estão as principais datas do evento.

Inscreva-se agora!

8 + 1 = ?

Entrar
(Sou cadastrado)

Já sou cadastrado / Área do Participante

Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

Inscreva-se
(Não sou cadastrado)
(Esqueci minha senha)
Trabalhos

Confira os prazos

Submissão dos resumos até : 05/04/2018;
Submissão de correções até : 11/04/2018;
Correção final pelos professores até : 13/04/2018;
Inscrições

Prazos de inscrições e pagamento

Prazo de inscrição: 30/04/2018
Prazo de pagamento: 30/04/2018
Trabalhos

Resultados

Resultado preliminar: 09/04/2018
Resultado final: 16/04/2018
Chamadas

Confira os prazos

1ª chamada: 28/02/2018
2ª chamada: 28/03/2018
3ª chamada: 20/04/2018
4ª chamada: 30/04/2018

III SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO VEGETAL NO SEMIÁRIDO

Uso sustentável do Semiárido: desafios e progressos